"Sequer" não tem sentido negativo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Linkedin Stumble It Share to Google Buzz Share to Orkut Mais...
Por Thaís Nicoleti

"Não era americana, mas espanhola. E sequer estava nos EUA quando o ataque aconteceu."
O advérbio "sequer" significa "ao menos". Conquanto seja mais usado em orações de sentido negativo, ele próprio não expressa negação.
Numa frase de sentido afirmativo, como "Tudo se arranjaria se tivessem sequer um pouco de dinheiro", o advérbio está bem empregado. Basta substituí-lo pela expressão "ao menos" para perceber isso.
No período em epígrafe, a intenção era dizer que a pessoa não estava nos EUA. O texto conta a história de uma mulher que se passou por vítima dos ataques de 11 de setembro, mas que, na verdade, não era americana nem estava no país na ocasião.
Para que o texto expressasse aquilo que o autor pretendeu, seria preciso empregar uma partícula negativa antes do advérbio "sequer". Assim: "nem sequer estava nos EUA".
Por outro lado, nem sempre será necessário o uso da construção "nem sequer" para garantir o sentido negativo. Uma construção como "Não havia sequer uma pessoa na sala" está perfeitamente adequada, pois já há um advérbio de negação antes do verbo. Nesse caso, não há necessidade de repetir a negação usando o "nem" antes do "sequer".
Abaixo, o fragmento corrigido:
"Não era americana, mas espanhola. E nem sequer estava nos EUA quando o ataque aconteceu."

0 comentários:

Postar um comentário

"Aprender é sempre uma aventura excitante e espera-se que o professor seja o primeiro entusiasta do seu trabalho mediador. Quem ama o que faz acaba inventando uma maneira de contagiar outros com o seu amor". (Isabel Parolin)

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

BBC Brasil