Mau ou mal?!

Share to Facebook Share to Twitter Share to Linkedin Stumble It Share to Google Buzz Share to Orkut Mais...

MAU

- Adjetivo (varia – feminino: MÁ; plural: MAUS). Pode ser substituído pelo antônimo BOM.
José é MAU aluno. José é BOM aluno. Maria é MÁ aluna. Eles são MAUS alunos.
Tem MAU aspecto. Tem BOM aspecto. Tem MÁ aparência. Têm MAUS aspectos.
MAL

1. Advérbio (não varia) – é antônimo de BEM.
Ele fala MAL. Ele fala BEM.
O remédio me fez MAL. O remédio me fez BEM.
O carro estava MAL estacionado. O carro estava BEM estacionado.
Lembre-se da música de Caetano Veloso: “Meu BEM, meu MAL”.
2. Advérbio (não varia) = não.
MAL sabia o que me esperava. NÃO sabia o que me esperava.
3. Substantivo (varia – plural: MALES) - também é antônimo de BEM; = doença.
O MAL venceu. O BEM venceu.
O MAL com o MAL se paga. O BEM com o BEM se paga.
Ele sofre de um MAL incurável. Ele sofre de uma DOENÇA incurável.
4. Conjunção (não varia) = assim que
MAL chegou, avançou na comida. ASSIM QUE chegou, avançou na comida.
Complicado? Faça assim: onde não puder usar BOM, use MAL.


0 comentários:

Postar um comentário

"Aprender é sempre uma aventura excitante e espera-se que o professor seja o primeiro entusiasta do seu trabalho mediador. Quem ama o que faz acaba inventando uma maneira de contagiar outros com o seu amor". (Isabel Parolin)

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

BBC Brasil