Os Robôs da Educação

Share to Facebook Share to Twitter Share to Linkedin Stumble It Share to Google Buzz Share to Orkut Mais...




A educação nos últimos anos vem acontecendo de forma diferente e cruel. Os nossos estudantes estão programados para passar do ensino fundamental I até nos vestibulares. Não existe mais a preocupação do aprender, do conhecimento macro. A idéia é preparar o estudante, só para lograr êxito no que são submetidos.
Como se fosse programado só para aquilo. Lembrando a película cinematográfica “Programado para Matar”. Para os donos de estabelecimentos de ensino particulares o objetivo principal dos seus “pupilos” é que consigam vitórias nos vestibulares, não importando se estão aprendendo ou não. É como se programasse um robô só para aquela atividade. Não levando em conta sentimentos, angústias, vontade de externar os seus pensamentos.

Senhores pais, professores, educadores e administradores escolares não basta saber ler e escrever e sim entender o que se escreve e se fala. Por isso é que a qualidade do nosso ensino caiu bastante nos últimos anos. Para se ter uma idéia 60% dos alunos que concluíram a 4ª série do ensino fundamental l tem dificuldade na leitura e escrita. Se nossas crianças estão nesse caminho, imagine vocês quando estiverem no ensino superior.

Hoje se estuda apenas para a prova não se estuda para aprender. Não se preocupando com a necessidade de aprendizagem para vida. Às vezes questionamos ao aluno, um dia depois das provas, sobre o conteúdo estudado ele não sabe mais; pois foi programado apenas para fazer as provas, e diz que já esqueceu.

Ou mudamos a forma de ensinar os nossos alunos para uma educação que possa levar os mesmos a refletirem e ter conhecimentos para a vida; ou então vamos criar robôs programados para fazer os testes e viver de forma unilateral.

Por: Geraldo Messias do Nascimento Souza - Professor, Pedagogo, Pós em Psicopedagogia e Radialista.
Fonte: Brasil Escola

1 comentários:

Cleide. disse...

Olá, já estou seguindo teu blog há um tempinho. e hospedei teu selinho em meus blogs.http://estaavenda.blogspot.com/e http://venhaadorarjesus.blogspot.com/

beijokas..

Postar um comentário

"Aprender é sempre uma aventura excitante e espera-se que o professor seja o primeiro entusiasta do seu trabalho mediador. Quem ama o que faz acaba inventando uma maneira de contagiar outros com o seu amor". (Isabel Parolin)

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

BBC Brasil