A discussão do Ensino Antigo com o Ensino Moderno

Share to Facebook Share to Twitter Share to Linkedin Stumble It Share to Google Buzz Share to Orkut Mais...
ANTIGO - Eu venho dos opressores;
Nasci de um regime austero!
Com cediços professores
Venho ensinar o que eu quero.
Tiro do livro a lição
E imponho uma educação
Puramente radical.
Sou mestre e não sou amigo;
Eu sou o ENSINO ANTIGO;
Me chamo TRADICIONAL!

MODERNO - Eu sou um ensino novo,
Nasci da necessidade
Da integração do povo
À sua sociedade.
Debato, ensino e aprendo,
Pesquiso em vídeos ou lendo
Em jornal, livro ou revista.
Serei seu amigo eterno,
Me chamo ENSINO MODERNO,
Sou INTERACIONISTA!


A - Na minha concepção,
Na classe aluno não fala.
Por falta de educação
É logo expulso da sala!
Afinal de contas eu
Não posso perder o meu
Tempo com coisas banais.
Aluno é só para ouvir,
Fazer o que eu sugerir,
Ser passivo e nada mais.

M -Eu escuto e incentivo,
Dou-lhe vez e o oriento;
Entendo que ele, ativo,
Tem mais aproveitamento.
Ensino-lhe o que me cabe,
Aproveito o que ele sabe,
Não sou mero professor.
Estimulo o seu progresso.
Portanto, neste processo
Eu sou um mediador.

A - Eu inicio e concluo
Criticando aos reprovados,
Pois sou correto, possuo
Programas pré-fabricados.
Para aluno inteligente
O livro é suficiente,
Conversa, enfim, não tem graça.
Eu lanço a educação,
Ensino, tomo a lição;
O restante, ele que o faça!

M - Eu pesquiso; eu examino
Qualquer possibilidade
Que possa unir o ensino
À sua realidade.
O aluno constrói temas;
Eu esclareço os problemas,
Preparando-lhe pra vida.
Além da educação,
A escola é a extensão
Do seu lar; da sua lida.

A - Nos tempos que já se somem
Eu disse, com o MOBRAL,
Que tem que ter pátria, o homem,
Educação e moral.
Que a educação primária
É meta prioritária:
Se o aluno assina o nome
Já é cidadão e vota,
A vida muda de rota
E não morrerá mais de fome.

M - Asseguro, no presente,
Que ele tem outras razões;
Que precisa urgentemente
Desenvolver profissões.
Assim, criei disciplinas
Onde ele tem oficinas
Pra lapidar seu talento.
Quando já possui a prática,
Com a ajuda da didática
Seu sucesso é cem por cento.

M - E assim vou seguindo aos poucos
Construindo a minha história:
Sem mentir, sem fazer loucos,
Sem ferir, sem palmatória.
Dentro da necessidade
De cada comunidade
Quero orientar meu povo,
Torná-lo culto e feliz
LEVANDO A TODO O PAÍS
A LUZ DO ENSINO NOVO.



Fonte: Site de Poesias

0 comentários:

Postar um comentário

"Aprender é sempre uma aventura excitante e espera-se que o professor seja o primeiro entusiasta do seu trabalho mediador. Quem ama o que faz acaba inventando uma maneira de contagiar outros com o seu amor". (Isabel Parolin)

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

BBC Brasil