Intimidade com Deus

Share to Facebook Share to Twitter Share to Linkedin Stumble It Share to Google Buzz Share to Orkut Mais...

A ESCOLHA DE DOZE COMPANHEIROS
Jesus chamou doze discípulos para andar com ElE e ser seus companheiros por onde quer que ELE fosse, formando assim uma comunidade que convivia com Jesus literalmente. Que privilégio! Esses formaram o colégio apostólico.

UM PONTO IMPORTANTE A RESSALTAR
Esses doze homens deixaram tudo para andar com Jesus, estar do SEU lado e ser SEUS companheiros em quaisquer circunstâncias. Mas, sem contar com riquezas materiais até mesmo porque Jesus não tinha nada material para lhes dar! Condição que está patente na resposta para o homem que disposto lhe propõe: E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça (Lc 9:57-58). A Bíblia recomenda que busquemos primeiro o Reino de Deus e sua justiça, assim, todas as demais coisas nos serão acrescentadas (Mt 6:33).

O QUE LHES MOTIVOU A SEGUIR O MESTRE
Eles viram que Jesus tinha intimidade com o Pai e essa intimidade é que fazia a diferença. Essa intimidade lhes chamou atenção e lhes convenceu, porque nada mais importante na vida do que ter intimidade com DEUS! E Jesus tinha!

CLASSIFICANDO OS DISCÍPULOS
Entre os 12 discípulos, Jesus os observando notou três grupos:
I - os seguidores;
II - os amigos;
III - os íntimos dELE.

OS SEGUIDORES
Os seguidores gostavam de Jesus mas não eram apaixonados. Acreditavam nos milagres e para eles era o suficiente. Não queria mais nada de Jesus, somente os milagres lhes satisfaziam o suficiente. Andavam pela razão. É importante notar que hoje grande parte das igrejas estão assim, em busca somente dos milagres. Esses eram nove discípulos.

OS AMIGOS
Enquanto que os amigos davam tudo por Jesus, andavam pelo amor que nutriam não pela razão. Jesus mostrava coisas profundas só para eles, como a Transfiguração, por exemplo. Eles iam aonde ninguém mais ia, faziam o que ninguém teria coragem de fazer.
Não tinham medo de errar, e se errassem pelo menos haviam tentado, como no caso de Pedro que não hesitou em andar sobre o mar, quase que se afunda, entretanto, teve uma experiência que ninguém mais teve. Eles queriam Jesus e só Jesus, nada mais lhes importava, esses eram três discípulos.

OS ÍNTIMOS
Dos íntimos, não houve mais do que um, João, este desejou ter mais que amizade, ele precisava de intimidade com Jesus. Nas ceias, ele sempre estava perto de Jesus, os amigos também, mas, João queria mais, assim ele ia se chegando cada vez perto do Mestre, ao ponto de recostar a cabeça no SEU ombro. O que a princípio pode até parecer aos teus olhos simples, mas pense bem, mesmo nos dias de hoje quando vemos dois homens tão próximos logo já nos enchemos de malicias nossas mentes, imagine naquele tempo dois homens com tal intimidade diante de um povo severo e de leis tão duras.

Vemos que João fazia a diferença pela intimidade que tinha com Jesus a ponto de Pedro se importar com ele. Quando Jesus fazia recomendações a Pedro, esse quer saber o aconteceria com João!!! João 21:20-23 - "E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair? Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será? Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu. Divulgou-se, pois, entre os irmãos o dito de que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti"?

Pedro perguntou a Jesus o que aconteceria com João. Jesus lhe respondeu que não se preocupasse com esse assunto. Temos a tendência de comparar a nossa vida com a dos outros, com a finalidade de ponderar nosso nível de devoção a Cristo ou questionar a justiça de Deus. Jesus nos responde da mesma maneira que o faz a Pedro: "que te importa a ti, segue-me tu".

OS ÍNTIMOS SÃO LEMBRADOS TAMBÉM NA HORA DA MORTE
João 19:26 "Ora, Jesus, vendo ali sua mãe e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse à sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho". Entre as sete Palavras da Cruz, uma referiu-se a João! E a recomendação foi sobre a mãe de JESUS.

OUTROS QUESTIONAMENTOS

Ainda hoje, oprimidos no mundo inteiro procuram deturpar a INTIMIDADE que havia entre João e seu MESTRE. Mas, entre todos, João foi o único discípulo que não morreu de forma truculenta, morreu de velhice e quando Jesus o chamou para si.

VOCÊ TEM INTIMIDADE COM DEUS?
Senão tem, procure ter intimidade com ELE, nossa felicidade aqui e no porvir depende de nossa INTIMIDADE COM DEUS.

Pastor Jorge Albertacci
Pastor Emérito da
Igreja Evangélica Assembléia de Deus do Retiro

1 comentários:

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Olá

Penso que lições que tenham sentido,
fazem todo o sentido em nossas vidas.

Linda semana para ti.

Postar um comentário

"Aprender é sempre uma aventura excitante e espera-se que o professor seja o primeiro entusiasta do seu trabalho mediador. Quem ama o que faz acaba inventando uma maneira de contagiar outros com o seu amor". (Isabel Parolin)

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

BBC Brasil